quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Regional: Cid e Lula visitam Centro de Convivência Antônio Diogo, em Redenção.


O Centro de Convivência Antônio Diogo da Secretaria da Saúde do Estado, em Redenção, com 85 anos de existência e de referência no tratamento de hanseníase, vai receber nesta sexta-feira, 1º de março, às 16 horas, a visita do governador Cid Gomes e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhados do secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos. Antes, às 15 horas, o governador Cid Gomes vai conferir a entrega do título Doutor Honoris Causa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), também no município de Redenção.

 Cid Gomes anuncia novo hospital regional.
A Região de Baturité ganhará um hospital regional universitário. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (01), em Redenção, pelo governador Cid Gomes durante entrega do título Doutor Honoris Causa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  O futuro hospital dará suporte ao curso de Medicina que será instituído na Unilab e que foi anunciado também durante a cerimônia pelo reitor da Unilab, Paulo Speller.

"Com o anúncio do curso de Medicina, já passo agora para o secretário da Saúde (Arruda Bastos) que encomende o projeto de engenharia para instalarmos o hospital no Maciço de Baturité", disse o Governador. Esse hospital se somará ao Hospital Regional do Cariri, só Hospital Regional Norte (os dois já concluídos), ao Hospital Regional do Sertão Central (em construção) e ao Hospital Regional Metropolitano.

Doutor Honoris Causa

Luiz Inácio Lula da Silva foi a primeira pessoa a receber o título Doutor Honoris Causa pela Unilab.  Em seu discurso, o ex-presidente destacou que criação  de uma universidade que integrasse os povos brasileiro e africano foi um dos momentos mais marcantes de seu mandato. "Conheci as pessoas mais importantes do mundo, conheci 54 países, sendo 34 do continente africano, e vi que tínhamos essa obrigação de integrar esses dois povos", disse o homenageado, sendo aplaudido por centenas de estudantes da Unilab.



Ele ressaltou ainda que a criação de uma universidade desses moldes deveria acontecer no Nordeste e em uma cidade que representasse a abolição da escravatura, daí a sua instalação no município de Redenção, que libertou os escravos em 1883, cinco anos antes da Lei Áurea.


O governador Cid Gomes elogiou a ação de Lula na Presidência em expandir universidades federais. "Foi preciso que um homem forjado na indústria, na luta sindical  e com a coragem de nordestino, assumisse a Presidência  e desse uma guinada no ensino superior. Nada menos que 14 instituições e 100 campi foram instituídos.  Lula, sozinho, criou 280 centros tecnológicos", exemplificou o Governador.



O ministro da Educação, Aloísio Mercadante,  ressaltou que a criação da Unilab faz parte da dívida do Brasil com os países africanos. "É Uma reparação de direitos e abertura de novas oportunidades para os dois povos", disse.



Após a solenidade, o Governador e o ex-presidente visitaram a Colônia. convivência Antônio Diogo, também em Redenção.  A estrutura pertence ao Governo do Estado e foi um local de tratamento para hansenianos.

0 comentários:

Postar um comentário