quarta-feira, 18 de março de 2015

Açude Castro de Itapiúna sofre uma das piores secas de todos os tempos.

O Açude Castro de Itapiúna sofre uma das piores secas deste sua criação, se não chover regulamente dentro dos próximos meses a população poderá sofrer racionamento de água e se a situação piorar um colapso é inevitável.








Veja a reportagem especial.

Veja algumas dicas de como economizar água.
  • Chuveiro
Enquanto estiver esperando a água do banho esquentar, guarde o volume em um balde. Essa água é limpa e só está sendo descartada por que está fria. Use-a para regar as plantas ou para fazer limpeza.
Durante o banho, feche o chuveiro enquanto se ensaboa e só ligue quando for se enxaguar. Desta forma, ao invés de gastar 180 litros, você usará apenas 48 litros. O banho deve ter no máximo 5 minutos.
  • Torneiras
O vazamento de uma torneira gasta cerca de 46 litros por dia ou 1380 litros por mês. Prefira torneiras automáticas que gastam 30% do despendem torneiras regulares.

  • Descarga
Evite jogar lixo no vaso sanitário e não use a descarga se não houver necessidade. Cada vez que ela é acionada por 6 segundos, gasta-se entre 6 e 10 litros.

  • Lavanderia
Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez. Só use a máquina quando ela estiver com capacidade total. Uma lavadora utiliza 135 litros de água a cada lavagem. E mais – a água de enxágue é própria para o uso para lavar pisos e quintais. Direcione a mangueira de descarte para baldes e faça a armazenagem.

  • Louça
Para lavar um copo é preciso dois copos de água, portanto, controle o uso da louça. Tente usar o mesmo copo durante o dia, por exemplo, e deixe a louça do dia acumular para lavar tudo de uma única vez. E antes de começar o enxague, jogue o resto de comida no lixo. Tente também colocar água e detergente até a metade da pia, deixando a louça de molho por 10 minutos. Depois faça o enxague.

Entre outras dicas.

0 comentários:

Postar um comentário