domingo, 29 de março de 2015

Ceará: Em crise, açude Banabuiú tem pouco mais de 1% de sua capacidade.

açude Banabuiú passa por uma das maiores crises hídricas de sua história. Com capacidade para acumular 1,6 bilhão de metros cúbicos de água, hoje o manancial tem pouco mais de 1% dessa capacidade.
 
A situação é agravada pela evaporação, devido à alta temperatura na região do Sertão Central e pela vazão que atualmente é liberada. O poder público municipal luta para diminuir o percentual de liberação de água para tentar salvar o açude docolapso total.
 
Histórico
 
No início da década de 2000, o açude Banabuiú, que além da cidade que tem o mesmo nome, também abastece Ibicuitinga, Morada Nova e parte de Limoeiro do Norte passou por uma crise hídrica sem precedentes, mas o reservatório conseguiu se recuperar com as chuvas que banharam a região em 2004.
 
O volume subiu tanto que as comportas foram abertas para evitar problemas. Hoje, a situação do açude é parecida com a seca que atingiu a região nos anos de 2001, 2002 e 2003.
 
A previsão é de chuvas abaixo da média no Sertão Central, por isso a administração do açude quer a diminuição da vazão para evitar o colapso total no abastecimento de água nos municípios beneficiados.
 
No município de Banabuiú, por onde passa o rio que forma o lago do terceiro maior açude do Estado, mais de 190 comunidades estão sendo abastecidas pelos carros-pipa.
 
Is agricultores e pecuaristas esperam a construção de uma adutora para ter uma sobrevida na produção de plantas e de animais.

0 comentários:

Postar um comentário